Quinta do Seixo recebe o Concurso do Tomate Coração de Boi do Douro 2023

FESTIM DE TOMATE NO DOURO AGOSTO TODO

© – Paulo Pereira

O festim está de regresso: os melhores tomates Coração de Boi das tradicionais hortas do Douro voltam à prova, num concurso que é também uma festa e que se realiza desta vez na Quinta do Seixo, da Sogrape.

Agosto todo há tomate do Douro nos restaurantes da região. O Tomate Coração de Boi do Douro regressa à mesa de prova, no próximo dia 25 de agosto, na Quinta do Seixo, da Sogrape (Tabuaço). O concurso que veio para mostrar as qualidades superiores do Tomate Coração de Boi do Douro volta a reunir especialistas para elegerem o melhor tomate da temporada, integrando o júri chefes de cozinha de referência, enólogos, jornalistas e outros atores na área da gastronomia.

A par da prova, mantém-se o espírito festivo do concurso: terminado o apuramento do vencedor, pelas 18h30, tem lugar o jantar volante que é já um grande ponto de encontro entre produtores de vinhos do Douro, visitantes e turistas, animado por uma mesa de sabores à volta do tomate e vinhos das quintas concorrentes.

Estrela de verão, o Tomate Coração de Boi merece um concurso que lhe dê fama, até porque tem, no Douro, argumentos para tal vaidade. Muita luz e grandes amplitudes térmicas típicas da região reforçam as qualidades de textura, sabor e suculência deste fruto carnudo e com poucas sementes. São estas virtudes naturais que motivaram a criação do concurso que começou por ser uma iniciativa de três amigos, Celeste Pereira, proprietária da empresa de comunicação e eventos Greengrape, Edgardo Pacheco, jornalista e atual curador do evento, e o produtor de vinhos Abílio Tavares da Silva, da Quinta de Foz Torto.

Na sua VIII edição, a Festa do Tomate Coração de Boi do Douro é um evento anual de valorização dos produtos autóctones e tradicionais da região vinhateira portuguesa Património da Humanidade e de Trás-os-Montes.

“Este é também um modo de promover o território, a sua diversidade de produto e originalidade. Em sete anos, transformamos a época de produção do tomate numa festa no Douro, atraindo à região um número cada vez maior de pessoas. A iniciativa centra-se no Tomate Coração de Boi do Douro, mas vai muito além disso. É também um momento de exaltação da região vinhateira nas suas múltiplas vertentes, promovendo o vinho, o território, o turismo, as gentes do Douro que aqui trabalham todos os dias e aqueles que, com visão, nele investem”, sublinha Celeste Pereira.

Informal, festivo e envolvente, o concurso conta com a participação dos principais produtores de vinho das quintas do Douro. É itinerante, realizando-se todos os anos numa quinta do Douro diferente. Iniciou na Quinta Dona Matilde, passou pelas quintas de la Rosa, Vallado Ventozelo, Nápoles (Niepoort) e este ano, tem a virtude de dar a conhecer um dos projetos mais ambiciosos do Douro atual, a Quinta do Seixo, da Sogrape, que abriu no final do verão passado o restaurante Seixo by Vasco Coelho Santos, o chefe estrela Michelin. Sobranceira ao rio Douro e situada na bonita marginal do rio Douro, entre a Régua e o Pinhão, a Quinta do Seixo é um dos projetos pioneiros do enoturismo no Douro.

A inscrição no jantar tem um custo de 50 euros. As inscrições são limitadas e requerem reserva e pagamento prévios via e-mail (greengrape@greengrape.pt). Tomate nos restaurantes agosto todo Agosto no Douro já é sinónimo de Festa do Tomate. A par do concurso, e durante todo o mês de Agosto, os restaurantes de referência da região aderem à Festa do Tomate Coração de Boi, incluindo nas suas ementas pratos inspirados no tomate. Para fartar de sabor os apreciadores deste fruto carnudo e suculento, o mais famoso Tomate Coração de Boi de Portugal.

Entre os restaurantes aderentes estão, desde logo, os espaços geridos ou propriedade de chefes estrelas Michelin que nos últimos anos têm investido no Douro: o DOC do chef Rui Paula (Folgosa, Armamar), o Seixo by Vasco Coelho Santos (Tabuaço), o Bonfim 1896 by Pedro Lemos (Quinta do Bomfim, Pinhão) e o Quinta do Tedo Família Geadas Bistro Terrace (Armamar), o mais recente projeto de Óscar Geadas. Entre os 18 restaurantes aderentes estão também o São Luiz by Vítor Oliveira (Quinta de S. Luís, Tabuaço), o Quintal do hotel Six Senses Douro Valley (Lamego), o Lagar (Torre de Moncorvo), a Taberna do Carró (Torre de Moncorvo), o Cais da Villa (Vila Real), a Casa de Pasto Chaxoila (Vila Real), a Toca da Raposa (Ervedosa do Douro), o Cais da Ferradosa (São João da Pesqueira), o Cêpa Torta (Alijó), o Flor de Sal (Mirandela), Quinta da Pacheca (Lamego), Cantina de Ventozelo (Quinta de Ventozelo, S. João da Pesqueira), o Castas e Pratos (Régua) e o Calça Curta (Foz do Tua).

Em todos vai ser possível degustar o Tomate Coração de Boi em saladas ou em pratos especiais concebidos para este mês. No Quintal, por exemplo, o chef Nuno Matos propõe um gaspacho de Tomate Coração de Boi, bem como corvina com molho de noz e tártaro de Tomate Coração de Boi. A dona Graça, da Toca da Raposa, propõe sopa de Tomate Coração de Boi, milhos de Tomate Coração de Boi e pataniscas de bacalhau irresistíveis, sendo igualmente tentador o queijo de ovelha com doce de tomate que ali se serve em agosto.

Este ano, promete surpreender ainda com o novo gelado de tomate. E, para vegans, a Toca da Raposa criou a bolonhesa e o empadão de vegetais com Tomate Coração de Boi. Menus completos de tomate podem igualmente ser saboreados nos restaurantes Lagar e Taberna do Carró, também muito procurados nesta época do ano pelos sabores do tomate que servem à mesa. Famoso pelo tomate partido em quatro partes e servido com azeite e sal grosso, a Taberna do Carró propõe ainda migas de tomate com ovo e carne na brasa e arroz de tomate com pescada e azeite. No Lagar é possível degustar sopa, migas e doce de tomate. Em todos os restaurantes é possível apreciar o fruto na sua plenitude de sabores, aromas, suculência e textura, numa simples salada de tomate com azeite e flor de sal. Razões mais do que suficientes para uma escapada à região duriense. Festa na aldeia Em parceria com o Projeto Capella, a prova de tomate regressa, no dia 26 de agosto, a partir das 17h30, desta vez na capela barroca da aldeia de Arroios, Vila Real, onde vai ser possível também comprar Tomate Coração de Boi local.

Aberta a todos e sem júri nem pontuações, a prova irá explorar a combinação do tomate com diferentes perfis de azeite e será coordenada pelo presidente do júri do concurso, Francisco Pavão, nome amplamente conhecido no setor do azeite e dos vinhos. Em modo de tempero, participam ainda nesta degustação chefs de cozinha e Jorge Raiado, da Salmarim, empresa algarvia de sal marinho. Terminada a prova, os participantes são convidados a participar, no largo da aldeia, na XIII edição do Mercadinho da Capella, um misto de festa, com música, animação, petiscos e sabores regionais e venda de produtos das hortas locais, com destaque para o Tomate Coração de Boi do Douro.

Pelas 20h00, a Capela Barroca recebe a apresentação do livro Imagem Foto Corpo Lugar, de Lucília Monteiro, fotojornalista da revista Visão. A apresentação vai ser acompanhada de uma performance musical do conceituado rapper Johnny Virtus.

A participação nesta prova é gratuita, mas aconselha-se reserva para greengrape@greengrape.pt.

%d bloggers like this: