Douro Primeira Prova | Especialistas de todo o mundo provam os melhores vinhos da região | Museu do Douro, de 5 a 7 de julho

No Museu do Douro (Peso da Régua), de 5 a 7 julho

Douro Primeira Prova apresenta mais de 150 vinhos

Chama-se Douro Primeira Prova e vai ser oportunidade única para provar 150 dos melhores vinhos do Vale do Douro, permitindo perceber a evolução das quintas, a qualidade das últimas colheitas e o potencial máximo dos vinhos da região vinhateira – dos tintos, mas também dos novos e extraordinários brancos (e não esqueçamos o vinho do Porto!). De 5 a 7 de julho, são esperados no Museu do Douro cerca de uma centena de especialistas de todo o mundo para provarem o melhor desta região Património Mundial.

A encantadora paisagem do Vale do Douro – uma das mais belas regiões vinícolas do mundo – abre o cenário para uma degustação magnífica. Originalmente, Douro Primeira Prova deveria realizar-se em 2020, mas a pandemia obrigou ao seu adiamento. Com otimismo e energia renovada, de 5 a 7 de julho, os produtores durienses voltam a dar as boas-vindas a mais de 100 especialistas internacionais e nacionais em vinhos.

Os jornalistas, críticos de vinhos e outros especialistas chegam de todo o mundo e reúnem-se no Museu do Douro. Um silêncio intenso domina a sala de provas, refletindo concentração profunda e ininterrupta. Todas as mentes estão focadas na nova colheita de vinhos tintos, brancos e do Porto que se estreia antes do seu lançamento oficial no mercado. Nos bastidores, as coisas estão agitadas. Já estão prontas garrafas de 21 dos melhores produtores da região, para serem servidas em condições ideais de degustação. Bem-vindo ao Douro Primeira Prova!

A primeira edição do Douro Primeira Prova foi realizada em maio de 2019. Foram servidos exatamente 167 vinhos, uma oportunidade única que atraiu mais de 90 especialistas de 18 países diferentes, entre eles Suécia, Itália, Canadá, Rússia e Japão. Durante três dias, todos os olhos se voltaram para os vinhos do Vale do Douro. O feedback notável do evento de estreia mais do que justificou este encore. 

A edição de 2021 vai reunir mais uma vez 21 produtores da região para apresentarem os seus vinhos jovens: vinhos brancos e rosés de 2019 e 2020, bem como vinhos tintos e do Porto de 2018 e 2019. Os profissionais da indústria vão ter novamente oportunidade de provar toda a coleção de vinhos num só lugar, o Museu do Douro. Sem o incómodo de ter que percorrer o longo e tortuoso caminho entre as quintas através do escaldante vale do Douro. São esperados especialistas de 11 países (Áustria, Suíça, Alemanha, Dinamarca, Polónia, EUA, Canadá e Brasil, entre outros).

Lugar e pessoas

Os socalcos do Douro refletem mais de 2000 anos de viticultura. A rica história da região, juntamente com a experiência dos enólogos e mestres da adega, é o que torna possíveis grandes vinhos em todas as categorias. Inspirado por uma visão de transmitir a grandeza do vale para o mundo, um grupo de produtores de topo juntou-se sob o nome de The New Douro.

O Douro Primeira Prova é uma degustação silenciosa. Jornalistas, sommeliers e compradores têm a oportunidade de degustar os vinhos por ordem e ritmo. De segunda a quarta-feira, com um horário para a manhã e outro para a tarde. E com um bónus adicional: os produtores de vinho estarão disponíveis pessoalmente para responder a quaisquer perguntas sobre métodos de produção ou filosofias específicas. 

Todas as tardes de degustação terminarão aliás com um seminário liderado pelos próprios enólogos, explorando vários aspetos da produção de vinho na região duriense. 

Produtores New Douro

Casa Ferreirinha (Sogrape Vinhos) / Duas Quintas (Ramos Pinto) / Duorum Vinhos/ Lavradores de Feitoria / Poeira / Niepoort / Poças / Quinta da Gaivosa (Alves de Sousa) / Quinta do Crasto + Roquette&Cazes / Quinta do Noval / Quinta da Romaneira / Quinta do Vallado / Quinta dos Murças / Quinta Nova / Quinta do Vale Meão / Churchill’s / Symington /Prats & Symington / Van Zellers & Co. / Vertiçe / Wine&Soul

Medidas pandémicas e registo

Regras rígidas de higiene e segurança para prevenção do corona vírus aplicam-se durante todo o evento, a fim de permitir uma degustação segura e o mais agradável possível. As vagas são limitadas e o registo nas provas é obrigatório (segunda a quarta, das 9 às 12h00 e das 13 às 16h00). O registo só é válido após confirmação da Wine & Partners.

Mais informações: https://www.wine-partners.at/en/douro-primeira-prova-2021/

Os lugares para a prova são limitados e o registo, que é obrigatório, deve ser feito para o seguinte mail: primeiraprova@wine-partners.at

%d bloggers like this: