Quintas de Melgaço estreia programa de vindimas

A Quintas de Melgaço criou duas novas experiências de enoturismo que convidam os visitantes a participarem na tradicional vindima do Alto Minho. No final, há vinhos e iguarias locais para provar à mesa ou num descontraído piquenique entre as vinhas.

O arranque da época das vindimas é um momento especial para os mais de 500 pequenos agricultores que integram o projeto da Quintas de Melgaço. Após um período de grandes desafios para a região, homens e mulheres da terra regressam à vinha para celebrar a nova colheita, que este ano tem um sabor especial a esperança. Toda a comunidade pode agora participar, através dos dois novos programas criados pela Quintas de Melgaço, disponíveis durante todo o mês de Setembro. 

O ponto de encontro é à porta da adega, local onde os participantes recebem o seu “kit vindimas”, composto por uma t-shirt, luvas e uma tesoura. Depois de uma breve explicação sobre as regras de higiene e segurança a manter durante toda a experiência, os grupos dirigem-se para as vinhas, onde os esperam os vindimadores mais experimentes da casa. O silêncio do campo é interrompido pelas conversas e cantares dos trabalhadores, que impõem o ritmo à apanha da uva.

Depois de colhidas, as uvas são levadas para a adega. O restante percurso é observado com a ajuda de um guia da Quintas de Melgaço, que explica passo a passo todos os procedimentos na produção do vinho. No final, os visitantes podem escolher a recompensa: uma prova na emblemática sala de estágios da adega ou um piquenique ao ar livre.

Na Experiência Vindima & Prova, os visitantes têm acesso a uma prova dos vinhos Alvarinho QM, QM Rosé e Espumante QM Reserva, todos feitos a partir da casta Alvarinho, ex-libris da região. A prova é orientada por um especialista e acompanhada por iguarias do concelho, como queijos, compotas, broa e enchidos. Neste local, além da vista desafogada sobre a adega e a paisagem, os visitantes podem testemunhar, na primeira pessoa, o repouso dos espumantes clássicos da casa. 

Quem optar pela Experiência Vindima & Piquenique, após os trabalhos, pode disfrutar do merecido descanso em plena vinha. Basta pegar no cesto de piquenique, composto por uma garrafa de QM Alvarinho, uma garrafa de QM Rosé, dois queijos da típica loja “Prados de Melgaço”, tostas, compotas e mel.

As visitas requerem inscrição prévia através do +351 251 410 020 ou enoturismo@quintasdemelgaco.pt. O uso de máscara é obrigatório assim como o cumprimento de todas as normas recomendadas pela Direção Geral da Saúde.

Experiência Vindima & Prova

25€ / pessoa

Mínimo 2 pessoas

Experiência Vindima & Piquenique

30€ / pessoa

Mínimo 2 pessoas

Website : Quintas de Melgaço

Leave a Reply