The Porto Protocol Climate Talks – Castas, uma ferramenta de resiliência

Advertisements

INTRODUÇÃO

Utilizando modelos climáticos e registos históricos dos padrões de maturação das uvas, os cientistas demonstraram que cerca de 50% das actuais áreas vitícolas do planeta não serão climaticamente adequadas para as suas actuais castas se as temperaturas aumentarem 2°C. Espera-se que as alterações climáticas imponham novos desafios a esta selecção de castas no longo prazo.  De facto, é muito provável que as alterações climáticas tenham efeitos importantes na qualidade e no estilo do vinho, o que a longo prazo pode causar mudanças geográficas nas castas e áreas de produção. Por outro lado, testemunhamos que as uvas tendem a ser colhidas cerca de 2 semanas antes do que era habitual.

As castas PIWI, utilizadas em algumas regiões vinícolas, surgem como uma solução potencial, uma vez que são resistentes ao clima e quase não requerem tratamentos químicos.

A escolha da solução correcta para lidar com os impactos climáticos a longo prazo é crucial. Os viticultores devem planear a adaptação às alterações climáticas, mas será que temos conhecimentos suficientes sobre castas e os seus clones para fazer uma escolha? Os porta-enxertos também podem fazer parte da solução? Que dados temos de considerar ao tomarmos estas decisões? Os regulamentos não são demasiado rigorosos para seleccionar diferentes castas quando se produzem vinhos certificados?

O DEBATE

Nesta Climate Talk vamos explorar as tendências nas escolhas das castas na vinha e nos vinhos em todo o mundo, e quais são as soluções a longo prazo que os produtores possam considerar adoptar nas suas vinhas. Contamos com produtores de diferentes partes do mundo que já estão a liderar a experimentação de diferentes abordagens com castas, como uma ferramenta de resiliência.

OS TOPICOS

  • Que mudanças já estamos a observar nas regiões vitivinícolas?
  • Os viticultores já começaram a tomar medidas para as novas projecções climáticas?
  • Que papel têm as castas autóctones na luta contra as alterações climáticas?
  • Pode a diversidade das castas na vinha ajudar a amortecer as alterações climáticas?
  • Apesar da enorme diversidade varietal global (existem mais de 6.000 castas conhecidas cultivadas no mundo), as 100 melhores castas representam uns incríveis 80% de todas as uvas plantadas. Será isto sustentável?
  • Devemos procurar clones de castas ou porta-enxertos mais adaptados?
  • Quais são as castas PIWI, os seus benefícios, desafios e resultados comprovados?

CONVIDADOS

DAN PETROSKI. EUA

Enólogo em Larkmead Vineyards

Dan é um enólogo dotado e intuitivo, cujo paladar do ‘velho mundo’ tem guiado a sua filosofia sobre o vinho.  A abordagem e a capacidade de Dan em elaborar vinhos tão diversos como Cabernet Sauvignon e Tocai Friulano valeram-lhe o reconhecimento como o Enólogo do Ano na San Francisco Chronicle em 2017.

DAVID GUIMARAENS. PORTUGAL

Director Técnico e de Enologia na The Fladgate Partnership

David Guimaraens representa a sexta geração da sua família que activamente se dedica ao negócio do Vinho do Porto. Desde 1991, que desempenha um papel fulcral na produção de vinhos do grupo e no desenvolvimento das suas adegas e vinhas. Em estreita colaboração com o director de viticultura, António Magalhães, criaram um premiado modelo de vinha sustentável, que se deverá tornar o modelo padrão para a viticultura ambientalmente responsável na região do Douro.

WERNER MORANDELL. Italy

Fundador e Enólogo na Winemaker Lieselehof

Pioneiros da viticultura sustentável, rapidamente se apercebeu da utilização excessiva e abusiva de pesticidas na viticultura e mudou para métodos orgânicos. Em 1998, Werner descobre as castas PIWI e decide plantar a primeira vinha PIWI da Itália em 2002. Foi vice-presidente da PIWI, a primeira associação a promover a viticultura sem pesticidas.

MODERADOR

TOBIAS WEBB. UK

Co-Fundador do Sustainable Wine Ltd

Tobias Webb é co-fundador da Sustainable Wine Ltd, com Agatha Pereira. Tem entrevistado enólogos e executivos de vinho desde 2015. Em 2019 criaram o Fórum do Futuro do Vinho, evento que reúne centenas de executivos de vinho e peritos de renome sobre o COMO da sustentabilidade no vinho.

Mais informação em: https://www.portoprotocol.com/the-choice-of-grape-varieties-as-a-resilience-building-tool/

A AUDIÊNCIA

  • Empresários da Indústria do vinhos e de toda a cadeia de valor do vinho
  • Gestores de Sustentabilidade e Ambiente
  • Bloggers de Vinho
  • Jornalistas da área do ambiente
  • Estudantes de enologia e sustentabilidade

FORMATO

3 Convidados e 1 Moderador têm uma conversa via Zoom, com transmissão em directo no canal YouTube do Porto Protocol. A conversa é iniciada pelo anfitrião, começando com uma breve introdução sobre o tema, seguida do debate com os convidados, que também podem fazer perguntas entre eles. Durante a transmissão em directo, os Participantes podem colocar perguntas através do Youtube.

NOTA: Os debates permanecem disponíveis no canal youtube do Porto Protocol e no podcast em https://open.spotify.com/show/0o6EgCk1SSjc5ZVSiVGuxu.

SOBRE AS CLIMATE TALKS

As Climate Talks by Porto Protocol são uma série de conversas digitais sobre temas relevantes para o mundo do vinho num clima em mudança. Desde embalagens sustentáveis até ao papel da natureza e da tecnologia na construção de uma resposta climática, numerosos tópicos têm e continuam a ser debatidos nas nossas conversas virtuais, que juntam convidados de diferentes cantos do mundo, que partilham os seus conhecimentos, experiências e desafios. Saiba mais aqui: https://www.portoprotocol.com/climate-talks/ 

SOBRE o THE PORTO PROTOCOL

A Fundação The Porto Protocol é uma instituição corporativa sem fins lucrativos, fundada pela Taylor’s. Conta com centenas de membros, unidos pelo compromisso de dar uma contribuição maior para mitigar as mudanças climáticas. Nascida na indústria do vinho e espalhada pelas indústrias de toda a sua cadeia de valor, a Porto Protocol foi criada com a forte convicção de que, se partilharmos os sucessos e as experiências, a resposta contra as mudanças climáticas será mais eficaz. Todos os indivíduos e empresas que desejem a mudança podem beneficiar e igualmente contribuir para esta plataforma aberta e partilhada, que se espera que seja local de inspiração para a mudança, bem como um banco de dados, de recursos e de soluções viáveis. Os membros da Fundação The Porto Protocol assumem o compromisso de dar uma contribuição maior para combater as mudanças climáticas.