É (N)UM RESTAURANTE QUE A ASSOCIAÇÃO CRESCER PREPARA REFEIÇÕES PARA AS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE SEM ABRIGO DE LISBOA

Advertisements

A CRESCER é uma ONG que trabalha com os públicos mais vulneráveis da cidade de Lisboa desde 2001, entre eles as pessoas que se encontram em situação de sem abrigo. Nesta fase, tão complexa para todos, são exactamente as pessoas que já estiveram nessa situação que, agora, em conjunto com as equipas da associação, irão cozinhar e distribuir para muitos daqueles que não têm um tecto.

O É UM RESTAURANTE é um projecto de restauração, mas também é um projecto social, que tem por objectivo integrar no mercado de trabalho pessoas que passaram por uma situação de sem abrigo.

Perante o panorama actual, o É UM RESTAURANTE, como muitos outros espaços de restauração na cidade de Lisboa, fechou as portas ao público temporariamente, para prevenir a propagação da pandemia. No entanto, a CRESCER não deixa de dar resposta ao público-alvo acompanhado pelo projecto e, não sendo a distribuição de comida uma atividade habitual da Associação na sua actuação junto da comunidade, mas sabendo que muitas instituições que distribuíam comida deixaram de o fazer – por falta de recursos humanos ou por falta de apoio logístico -, decidiu voltar a abrir a cozinha do restaurante com esse propósito.

Assim, a equipa do É UM RESTAURANTE, com o apoio do Chef Nuno Bergonse e do Chef David Jesus, está a preparar cerca de 200 refeições por dia para distribuir a pessoas que se encontram a dormir na rua, dado que o apoio dos voluntários nas ruas e a distribuição de comida foram significativamente reduzidos face à situação do COVID-19.

A maioria das pessoas que se encontra a trabalhar no É UM RESTAURANTE são pessoas em situação de sem abrigo sem casa, encontrando-se em alojamentos temporários destinados ao efeito, isto é, em equipamentos de acolhimento para pessoas sem acesso a um alojamento permanente que promova a sua inserção.

Com mão-de-obra muito motivada para ajudar a colmatar esta necessidade de alimentar pessoas em situação vulnerável, a CRESCER precisa agora de apoios e donativos. Para conseguir dar resposta ao problema, por um tempo indeterminado, tão incerta é a previsão de duração da pandemia, a CRESCER apela a empresas e particulares, com vista à angariação de produtos alimentares e suporte financeiro que permitam que esta iniciativa se mantenha enquanto for necessário.

Para donativos e informações, a CRESCER disponibiliza o IBAN e contactos:

IBAN Associação CRESCER – PT50 0018 000348311690020 48

Email: info@crescer.org  

Tel: +315 213 620 192

Website: É UM RESTAURANTE