Estão quase a chegar as vindimas em Torre de Palma

A partir de 1 de Setembro, em Monforte, no Alentejo, as vindimas nesta propriedade rica em Património iniciam, e, com elas, várias experiências para melhor as usufruir.

Fazer uma vindima no Torre de Palma Wine Hotel é muito mais do que experienciar uma vindima tradicional, com apanha, escolha e pisa das uvas. Este projeto de luxo no Alentejo proporciona nesta altura do ano um conjunto de experiências autênticas que constituem a verdadeira raiz de Torre de Palma: o vinho.

A tradição vínica nestas terras tem cerca de 2000 anos e remonta à época Romana, altura em que se instalaram abastadas famílias que se dedicavam ao vinho, ao azeite, ao cavalo Lusitano e às artes.  Todo o espírito que assistiu à recuperação da propriedade e transformação em “Wine Hotel” preocupou-se assim em manter vivo o “modo de vida romano”.

Respeitando as raízes romanas em Torre de Palma, celebra-se o vinho na “Lusitânia”, tal como no período Romano. A “vinalia rustica” marca o início das vindimas – que este ano iniciam a 1 de Setembro e terminam em meados de Outubro -, celebrando a “meditrinalia”, data em que o mosto é consagrado. 

Para se imbuir do espírito das vindimas e usufruir ao máximo, o Torre de Palma Wine Hotel sugere um conjunto de experiências: passar um dia na vinha ou aproveitar para ficar alojado neste Design Hotel e ter uma experiência imersiva daquilo que é uma verdadeira campanha vínica em Torre de Palma.

A experiência começa na vinha para conhecer as diferentes castas que nesta propriedade são exclusivamente castas portuguesas, e fazer-se a colheita manual das uvas. A etapa seguinte é a mesa de escolha, à porta da adega, onde se procede à seleção das melhores uvas. Por fim, vem a recompensa após o trabalho: a visita à adega, de arquitetura de João Mendes Ribeiro e a prova de mostos ou prova de vinhos Torre de Palma, seguido de almoço no Restaurante Basilii.

No Torre de Palma Wine Hotel, o processo integral da produção de vinho é feito na propriedade, da colheita ao engarrafamento. Nesta vinha de 7 hectares, em que todos os processos são manuais, o enólogo Duarte de Deus vai partilhando com os participantes o seu conhecimento sobre o universo de Baco. “A nossa vindima proporciona uma experiência diferente, pela imersão e a envolvente Histórica do Torre de Palma, que é única no país”, partilha Isabel Rebelo, proprietária do hotel.

Aproveite esta época para aprender mais sobre a arte de fazer vinho e desfrutar do Património Histórico inigualável de Torre de Palma e desta região do Alto Alentejo. Esta é apenas mais uma das razões para optar por este programa de vindimas imersivo.


Programas de Vindimas de Torre de Palma:

Programa de 1 Dia

Programa de 2 Noites


Website: Torre de Palma Wine Hotel

Leave a Reply