“No Tacho” com o encanto de Coimbra

O restaurante “No Tacho” é um espaço acolhedor, situado na Rua da Moeda Nrº 20 em Coimbra. Foi uma agradável surpresa que possibilitou reviver antigos sabores que há muito tempo estavam esquecidos.

A ementa não é muito longa, mas as opções são diversificadas e todas muito apelativas. A lista de vinhos é variada, com ênfase nos vinhos da Bairrada e Dão, é claro.

Eu tenho que confessar que fui ao restaurante no “No Tacho” por recomendação e com especial atenção aos arrozes. Eis então as nossas escolhas:

As entradas

Favas estoiradas com Chouriço e Ovo Escalfado

Peixe da nossa costa com Alecrim e Manga

Salada Quente de Polvo do Algarve e ervas aromáticas

As três com sabores distintos e muito agradáveis. As favas estoiradas são uma entrada mais rústica, cheias de sabores da terra.  O ceviche cheio de frescura e acidez, que refrescou o palato criando vontade para atacar o Polvo. Salada de Polvo com o protagonista no ponto, com uma textura incrível e agradáveis ervas aromáticas.

Os pratos

Arroz de Entrecosto em Vinha D’Alhos

A expectativa era grande, mas não saiu gorada. Que sabor, que intensidade, arroz no ponto, tudo me fez lembrar velhos tempos, em que o meu avô nascido e criado na região da Beira Alta fazia uns rojões de porco em vinho num tacho de barro com toda a paciência e carinho, enchendo-me a alma de alegria e felicidade, de comer e ansiar por mais.

Arroz de Fumeiro

Depois do arroz de entrecosto, mais um arroz cheio de sabores de fumeiro, que me remeteu para o fumeiro da minha avó, muito rústico, cheio de fumados dos chouriços que eram curados por cima da lareira, com os aromas de madeira de pinho e que lentamente iam ficando no ponto para serem comidos.Tantas recordações reavivadas.

As sobremesas

Pudim de Gemas e Vinho do Porto

Cheio de suavidade e sabor, com várias texturas, com o queijo ralado a cortar a doçura e a criar equilíbrio entre o doce e o salgado, maravilhoso, requintado e viciante.

Gelado de Framboesa e Abacaxi dos Açores com hortelã

Rematou o final da refeição, trazendo a frescura e acidez da fruta para equilibrar o palato.

Conclusão

Um restaurante cheio de encanto, serviço de excelência, boa lista de vinhos e copos, com pratos cheios de sabor e originalidade, aproveitando os produtos e costumes da região, tudo acompanhado com um Quinta da Bágeiras Garrafeira Branco 2016, que harmonizou na perfeição todos os pratos. A repetir sempre que passar por Coimbra e experimentar os outros pratos que ficaram por provar.

Website : No Tacho

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: